terça-feira, 26 de outubro de 2010

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA - Reconstruindo uma História em Quadrinhos

Paraíso do Tocantins, 30 de Setembro de 2010.
Colégio Estadual Idalina de Paula
Cursista: Maria Pureza Peres de Abreu


PROJETO DE LEITURA E ESCRITA - Reconstruindo uma História em Quadrinhos

Este projeto desenvolve a leitura e a escrita dos alunos do 2° e 3° ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem.


1 – Apresentação
A escola, preocupada em diminuir os indices de repetência e analfabetismo em sua comunidade, elaborou este projeto para ser realizado com as turmas de 2° e 3° ano com dificuldades de aprendizagem tendo como parceiros os pais e familiares, nos quais busca colaboração na realização das atividades extras que incrementam o processo ensino-aprendizagem, em consonância com a proposta pedagógica da escola.


1.1 – Justificativa
A realização deste projeto na escola apresenta potencial criativo para desenvolver diferentes habilidades e competências dos educandos na leitura, escrita e produção de texto. O espaço, o envolvimento da família e o planejamento acurado das ações/atividades/tarefas são fatores que apontam para a melhoria do processo educativo, o que dá consistência à execução desse projeto.


1.2 – Objetivo Geral
Oportunizar situações em que as crianças vivenciem atividades individuais ou em duplas nas quais poderão exercitar com maior habilidade e desenvoltura a sua leitura e escrita, onde ela possa avançar ou retroceder durante a leitura em busca de informações esclarecedoras,fazer inferências atribuir sentidos a partir de suas experiências.


1.3 – Objetivos Específicos
· Desenvolver diferentes habilidades e competências na leitura e escrita;
· Compartilhar experiências;
· Valorizar e respeitar o colega;
· Destacar os personagens das histórias em quadrinhos;
· Recortar, e montar uma história em quadrinhos;
· Montar um painel;
· Fazer inferências, atribuir sentidos a partir de suas experiências.


1.4 – Resultados esperados
· Disposição, motivação e entusiasmo pelas atividades realizadas;
· Integração família/escola;
· Conscientização dos pais sobre a importância da participação das crianças nas aulas;
· Despertar nas crianças o interesse pela leitura e escrita
· Amadurecimento da linguagem oral e escrita e disposição para a busca de novos conhecimentos;
· Montar uma história em quadrinho numa sequência lógica, correta utilizando diferentes procedimentos de leitura.


1.5 – Impactos esperados
· Aumento da compreensão e colaboração dos pais no processo de ensino-aprendizagem escolar; e
· Familiarização das crianças com textos que a conduzam à leitura e escrita.



1.6 - Abrangência
· Comunidade escolar e familiares.
2 – Plano de Ação

2.1 – Ações / Atividades / Tarefas

PROJETO ESCOLAR :
Trabalhando com Histórias em Quadrinhos


Momentos de leitura
Ambientação
É identificação das crianças com o projeto

Apresentação e exposição do material

Socialização

Oficinas

Encerramento

2.2 – Recursos pedagógicoa

Atividade
Material
Aplicação

Apresentação
Gibis, computadores, data show barbante, prendedores e caixas
-varal de histórias em quadrinho
-Exposição de gibis


Oficinas
Gibis, textos complementares, lápis, papel e computadores
-Leitura individual, em duplas
-Montagem seqüencial dos textos em quadrinhos
-Confecção de gibis
Montagem de painel
Revistas, jornais, livros usados, tesouras e cola
-Recortar, selecionar e montar um painel
Encerramento
Cordas, brinquedos, balões e balas
Realização de brincadeiras com os alunos
2.2.1 – Pessoal
Professores, pais e colaboradores


2.3 – Infra – estrutura
Sala de aula, Área coberta, pátio da escola

2.4 – Custos
Material – 162,00
Serviços de xérox – 15,00


2.4 - Cronograma

1° Dia
2° Dia
3° Dia
4° Dia
5° Dia
Confecção e organização do material a ser utilizado
Reunião inicial para análise de viabilidade e interesse pelo projeto.
Apresentação do projeto.
Manuseio do material e exploração do ambiente escolar

Realização de oficinas
Montagem de um painel e encerramento.


3 – Avaliação

A avaliação acontecerá de forma contínua e paralela e em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades e discussões propostas.