quinta-feira, 20 de maio de 2010

Hipertexto

Hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Para ser bem conceituado depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos/links conceptuais que se estabelecem entre as unidades informações.
O Hipertexto apresenta-se em blocos de textos. É considerado um texto ideal em que “as redes são múltiplas e jogam entre si, mas, nenhuma delas pode encobrir as outras.” É uma galáxia de significantes e não uma estrutura de significados. Não tem começo e é reversível. Acedemos ao texto por várias entradas e nenhuma pode ser considerada a principal. Tem por medida o infinito da linguagem.
Hipertexto por GENETTE em Palimpsestes. La litterature au seconde degré (1982), é uma possibilidade universal de diálogo de um texto original com outros textos ocultos, mas interrelacionados e disponíveis para estabelecer qualquer relação lógica de significação.
Na educação, o professor é capaz de transferir parte de sua autoridade e poder para o seu aluno, transformando-se mais num mediador, um colaborador no processo ensino aprendizagem ,enquanto o aluno torna-se mais ativamente participante, e em relação ao processo de aquisição de seus conhecimentos pelo fato de lhe ser dado autonomia para elaborar livremente sua trajetória de trabalho, acessando, seqüenciando, tecendo comentários pessoais, etc.
O hipertexto como ferramenta de ensino possibilita que o aluno ao localizar uma informação participe ativamente do processo de busca do seu próprio conhecimento. É bastante utilizado e adequado ao atendimento de diferenças individuais,quanto ao grau de dificuldades, interesse, ritmo de trabalho de cada um. É de suma importância para os professores organizarem seu material de trabalho.

6 comentários:

  1. É importante perceber como aprendemos com a prática utilizando as ferramentas disponíveis para esse aprendizado. Crescemos a cada dia. É como se galgássemos um degrau por vez. Aprendemos com nossos colegas , aprendemos com nossos tutores e até mesmo sozinhos, mas, o mais importante é que aprendemos,seja rápido, seja devagar mais avançamos.

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  2. Esse conjunto de informações é referência do saber, ou seja, mantém uma conexão dinâmica com o conhecimento. Embora o recurso eletrônico ainda se encontra mais apropriado para informaões factuais e referenciais. Enquanto ferramenta para o aluno é um incentivo para estar realizando o que as vezes tem mais oportunidade de aprendizagem.

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  3. Aprendi muito com os textos lidos com os colegas e monitora a importância do Hipertexto e como o mesmo serve como ferramente de ensino para possibilitar ao aluno participar do seu próprio conhecimento.

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  4. Ao lidarmos com esse processo hipertextual, passamos a descobrir um leque de oportunidades e de caminhos. Acredito que com esta ferramenta podemos aprender mais de forma interativa e colaborativa e contribuir significativamente para o aprendizados de nosso educandos.

    Saudações hipertextual para você querida Pureza!

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  5. Oi colega, gostei muito da sua colocação de que o hipertexto é uma ferramenta de ensino que possibilita ao aluno uma fonte de informação constante e riquíssima levando o aluno a participar ativamente do processo de busca do seu próprio conhecimento.
    Como você tão sabiamente relatou, o aluno torna-se o agente do seu aprendizado e de aquisição de conhecimento. E tudo isso, pelo fato de lhe ser dado autonomia para elaborar livremente sua trajetória de estudo.
    O professor se torna um mediador e facilitador do processo ensino aprendizagem. É muito importante que os professores se organizem e se capacitem com o objetivo de ajudar seus alunos nesse processo de crescimento.
    Um abraço.

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  6. Pureza concordo com você quando diz que o hipertexto é uma ferramenta de ensino possibilita que o aluno ao localizar uma informação participe ativamente do processo de busca do seu proprio conhecimento.

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