quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Possiveis mudanças e possibilidades de contribuições das tecnologias


As novas tecnologias nos permitem proporcionar ao nosso alunado uma forma de aprendizado diferente, o que o aluno aprende quando utiliza a internet, são coisas da vida diária. Textos com várias coisas inclusas. Som, imagem, texto, animação, atrativos que chamam a atenção com possibilidades de mudanças e muito distante da realidade da escola.
O computador deve ser utilizado como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional, um paradigma que promova a aprendizagem ao invés do ensino, que coloque o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, que ajude o professor entender que a educação é um processo de construção do conhecimento do aluno como um todo.
Com o conhecimento adquirido e o manuseio correto dessas tecnologias pelo professor, é muito difícil ele permanecer na mesmice, com certeza o professor estará buscando formas diferentes de incrementar o seu trabalho, pesquisando pra enriquecer suas atividades e assegurar ao seu aluno um aprendizado com qualidade, diferente e criativo, partindo do aluno, da linguagem dele e cuidar dele, propiciando ao mesmo o desenvolvimento de competências para lidar com as exigências da sociedade atual. Propiciará a observação e a interpretação dos dados. O computador enriquece ambientes de aprendizagem, onde o aluno, interagindo com esse ambiente, torna - se de certa forma, construtor de sua própria aprendizagem.
Piaget apud Valente (1991), observou que a criança constrói a noção de certos conceitos porque ela interage com objetos do ambiente em que ela vive, Portanto, é papel da escola dispor de todos os recursos existentes na sociedade e trabalhar com eles, caso contrário o aluno viverá num mundo do séc. XXI e frequentará uma escola do séc. XVlll. O momento requer uma nova forma de pensar e agir para se lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento e a escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos seus estudos.
Segundo Pedro Demo as mudanças só entram bem na escola se entrarem pelas mãos do professor, que é a tecnologia das tecnologias. Que ele saiba ensinar, cuidar para que o aluno aprenda colocando a aprendizagem na altura dos mesmos, transformando o espaço escolar modificando e inovando continuamente o seu fazer pedagógico.
Esse novo profissional integrará melhor as tecnologias ao seu trabalho diário com a afetividade, o humanismo e a ética. Será um profissional mais criativo, experimentador e orientador.
Moran ( 2005) diz que educar é ajudar a construir caminhos para que nos tornemos mais livres para podermos fazer as melhores escolhas em cada momento. Diz ainda que a tecnologia é importante, mas sempre é um meio, um apoio, não pode converter-se numa finalidade em si.


Referencias

MORAN, José Monoel. Atividades & Experiências – entrevista julho de 2005. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/positivo.pdf
DEMO, Pedro. Os desafios da linguagem do século XXI para aprendizagem na escola/ Pedro Demo. Entrevista disponível no Portal do Professor: http//portaldoprofessor. mec.gov.br ou no link http://www.nota10.com.br/novo/wev/noticia_vuew,
VALENTE, J. A. (1991) Report from América . Logo Exchange, 10(2) 43-45. International Society for Technology in Education, Oregon.

Um comentário:

  1. Olá Pureza, que prazer foi para mim ter você nessa caminhada de curso. Que prazer ver seu crescimento, tenho certeza do seu aprendizado com o uso das tecnologias no seu fazer pedagógico. Tudo isso se deu pela sua dedicação, pelo seu trabalho colaborativo e pela interatividades matidas no decorrer do curso.
    Como você mesma citou: as tecnlogias nos permite novas formas de aprendizagem, e o meus desejo é que você continue nesse ritmo buscando aprender sempre mais e que venha também contribuir com aqueles que continuamente interagem contigo e que dependem do seu trabalho.

    Sucessso!!!

    ResponderExcluir