As novas tecnologias nos permitem proporcionar ao nosso alunado uma forma de aprendizado diferente, o que o aluno aprende quando utiliza a internet, são coisas da vida diária. Textos com várias coisas inclusas. Som, imagem, texto, animação, atrativos que chamam a atenção com possibilidades de mudanças e muito distante da realidade da escola.
O computador deve ser utilizado como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional, um paradigma que promova a aprendizagem ao invés do ensino, que coloque o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, que ajude o professor entender que a educação é um processo de construção do conhecimento do aluno como um todo.
Com o conhecimento adquirido e o manuseio correto dessas tecnologias pelo professor, é muito difícil ele permanecer na mesmice, com certeza o professor estará buscando formas diferentes de incrementar o seu trabalho, pesquisando pra enriquecer suas atividades e assegurar ao seu aluno um aprendizado com qualidade, diferente e criativo, partindo do aluno, da linguagem dele e cuidar dele, propiciando ao mesmo o desenvolvimento de competências para lidar com as exigências da sociedade atual. Propiciará a observação e a interpretação dos dados. O computador enriquece ambientes de aprendizagem, onde o aluno, interagindo com esse ambiente, torna - se de certa forma, construtor de sua própria aprendizagem.
Piaget apud Valente (1991), observou que a criança constrói a noção de certos conceitos porque ela interage com objetos do ambiente em que ela vive, Portanto, é papel da escola dispor de todos os recursos existentes na sociedade e trabalhar com eles, caso contrário o aluno viverá num mundo do séc. XXI e frequentará uma escola do séc. XVlll. O momento requer uma nova forma de pensar e agir para se lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento e a escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos seus estudos.
Segundo Pedro Demo as mudanças só entram bem na escola se entrarem pelas mãos do professor, que é a tecnologia das tecnologias. Que ele saiba ensinar, cuidar para que o aluno aprenda colocando a aprendizagem na altura dos mesmos, transformando o espaço escolar modificando e inovando continuamente o seu fazer pedagógico.
Esse novo profissional integrará melhor as tecnologias ao seu trabalho diário com a afetividade, o humanismo e a ética. Será um profissional mais criativo, experimentador e orientador.
Moran ( 2005) diz que educar é ajudar a construir caminhos para que nos tornemos mais livres para podermos fazer as melhores escolhas em cada momento. Diz ainda que a tecnologia é importante, mas sempre é um meio, um apoio, não pode converter-se numa finalidade em si.
Referencias
MORAN, José Monoel. Atividades & Experiências – entrevista julho de 2005. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/positivo.pdf
DEMO, Pedro. Os desafios da linguagem do século XXI para aprendizagem na escola/ Pedro Demo. Entrevista disponível no Portal do Professor: http//portaldoprofessor. mec.gov.br ou no link http://www.nota10.com.br/novo/wev/noticia_vuew,
VALENTE, J. A. (1991) Report from América . Logo Exchange, 10(2) 43-45. International Society for Technology in Education, Oregon.
Olá Pureza, que prazer foi para mim ter você nessa caminhada de curso. Que prazer ver seu crescimento, tenho certeza do seu aprendizado com o uso das tecnologias no seu fazer pedagógico. Tudo isso se deu pela sua dedicação, pelo seu trabalho colaborativo e pela interatividades matidas no decorrer do curso.
ResponderExcluirComo você mesma citou: as tecnlogias nos permite novas formas de aprendizagem, e o meus desejo é que você continue nesse ritmo buscando aprender sempre mais e que venha também contribuir com aqueles que continuamente interagem contigo e que dependem do seu trabalho.
Sucessso!!!